Cozinha

Especialidade da casa: alimentação sem desperdícios

Ideias simples para recriar a ementa lá de casa sem desperdícios

Com criatividade e bom senso, é possível recriar o cardápio sem desperdícios e com muito sabor! Cá em casa somos contra qualquer tipo de desperdício e, no que toca à alimentação, estamos sempre à procura de novas ideias e sabores que nos ajudem a sermos mais sustentáveis.

Aqui ficam algumas ideias simples para recriar a ementa lá de casa!

Alimentação sem desperdícios: compotas

Alimentação sem desperdícios: compotas créditos de imagem

Compotas

Comecemos com os doces! Vamos ao mercado e a nossa fruta favorita está a um preço super apetecível? Podemos comprar! Vamos consumir a fruta fresca claro está. Mas, no caso de ficar demasiado madura ou quase podre, vamos fazer geleias e compotas. Estas tentações deliciosas duram imenso tempo e são uma excelente alternativa para um pequeno-almoço sem industrializados na mesa!

Chips de frutas

Compramos quilos de maças, já estão a ficar muito maduras e não estamos com vontade de comer maçã dia e noite? Toca a cortar as maçãs em lascas fininhas, colocar no forno em cima de folha de papel manteiga e deixar secar. Esqueçam as pipocas de milho… quando provarem fruta caramelizada super quentinha a sair do forno não vão querer outra coisa 😉

Nota: a maçã já tem açúcar que chegue, se gostarem de canela é uma excelente opção

Alimentação sem desperdícios: Chips de maçã

Chips de maçã créditos de imagem

Smoothie

Cá em casa, para os sumos verdes usamos partes dos legumes que, apesar de em alguns casos serem as partes mais nutritivas, temos por hábito deitar fora. Se compram os vossos legumes no mercado ou diretamente a um produtor, muitas vezes as cenouras e a beterraba por exemplo vêm com a rama, experimentem usá-las nos sumos 😉

Por outro lado, bocados de frutas mais feias ou quase a passar do ponto podem ir diretamente para o liquidificador e transformam-se num smoothie para começar o dia em bom!

Smoothie: alimentação sem desperdícios

Smoothie: alimentação sem desperdícios créditos de imagem

Temperos secos

As folhas de salsa e coentros por exemplo, se estiverem a passar do ponto deixem secar, triturem e usem para temperar assados!

Sopas e caldos que duram mais tempo

Saí um truque para que as sopas e caldos não azedem ao final de um mês no congelador! Coloquem a sopa com bastante líquido, ainda quente, num recipiente de vidro com tampa e fechem. O calor vai permanecer no frasco e criar vácuo. Assim, vamos preservar as nossas sopas e caldos por vários meses.

Alimentação sem desperdícios: sopas e caldos

Alimentação sem desperdícios: sopas e caldos créditos de imagem

 

Croutons para sopas e saladas

Transformar pão em torrada e cortá-lo aos pedacinhos não exige grande sabedoria certo?

Produtos da nossa horta

As cascas das frutas e legumes, assim como as dos ovos, podem ser aproveitadas para fazer composto orgânico. Já pensaram em começar a plantar própria horta?

Se voltarmos a plantar as sementes dos alimentos, vamos colher frutos e legumes bem fresquinhos 😉

Alimentação sem desperdícios: horta em casa

Alimentação sem desperdícios: horta em casa

Créditos de imagem de destaque

Você necessita de fazer login para inserir um comentários Login

Insira um Comentário