Cozinha

5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade



Top 5 melhores alimentos para controlar a ansiedade

“Mente sã em corpo são” é uma máxima cada vez mais difícil de conseguir alcançar num tempo em que os dias não correm… voam! O problema da ansiedade é cada vez mais comum mas, afinal o que é a ansiedade?

A ansiedade provoca um turbilhão de emoções e desencadeia uma sensação de mal-estar que, nos impede de viver a vida com tranquilidade e leveza. Este sintoma provoca angústia em relação ao que ainda está por vir e reflete-se também em ataques de gula, que acabam com qualquer dispensa!

Existem naturalmente vários tratamentos para controlar este estado mas, a alimentação pode ter um papel fundamental para dominar este mal-estar que afeta cada vez mais pessoas.

Encontramos em alguns alimentos aminoácidos e vitaminas essenciais na diminuição dos efeitos do stress, estes alimentos reduzem a ansiedade e aumentam os níveis de serotonina, que é a principal responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.

Conheçam agora os alimentos que nos podem ajudar a controlar os sintomas de ansiedade…

 

5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade Créditos de Imagem

Banana

A banana ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas associados a estes sintomas. Esta é uma fruta muito rica em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina.

 

Peixe e Carne

O peixe e a carne são uma das melhores fontes naturais de triptofano. Este aminoácido, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, geram serotonina, um neurotransmissor fundamental na regulação do humor, do sono e que contribui eficazmente para controlar os níveis de ansiedade.

5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade Créditos de Imagem

 

Citrinos

Como sabemos, os citrinos são uma excelente fonte de vitamina C. Esta vitamina promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

 

Leite e derivados

Leite, ovos e derivados magros são uma excelente fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia estes sintomas. Chegado ao cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. Recomenda-se o consumo de 2/3 doses por dia deste grupo de alimentos.

5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade Créditos de Imagem

 

Hidratos de Carbono

Provenientes dos cereais, os hidratos de carbono são fundamentais para combater a ansiedade. Estes alimentos ajudam a aumentar substancialmente os níveis de açúcar no sangue, dão energia e contribuem assim para um aumento do bem-estar e da boa disposição.

Créditos Imagem Destaque

 

Você necessita de fazer login para inserir um comentários Login

Insira um Comentário