24/7

Celebrar o Carnaval em Portugal: conheçam as melhores sugestões



5 sugestões cool para celebrar o Carnaval em Portugal

E se este ano experimentassem festejar o Carnaval em Portugal, noutra cidade, com outras tradições? Portugal pode ser pequeno, mas no que toca aos festejos carnavalescos, tem grandes sugestões, um pouco por todo o país. Vamos fugir este Carnaval?

Funchal – Madeira

Carnaval no Funchal

Carnaval no Funchal Créditos de Imagem

Se nunca celebrarem o Carnaval na Madeira, não sabem o que estão a perder! É preciso marcar e viajar com antecedência porque a folia começa logo na sexta-feira antes, com as marchas carnavalescas e as bandas filarmónicas a encher a cidade de cor, som e vida, dando o mote para vários dias de festa. Destaque para o Grande Cortejo Alegórico que reúne milhares de figurantes no sábado e o Cortejo Trapalhão que anima a terça-feira de Carnaval… sem esquecer o bom tempo que se costuma sentir por aqueles lados!

Torres Vedras – Lisboa

Carnaval em Torres Vedras

Carnaval em Torres Vedras Créditos de Imagem

Dizem que é o Carnaval mais antigo de Portugal e que tem as suas origens bem particulares no século XIX. O que vão poder ver pelas ruas carnavalescas de Torres Vedras por estes dias? Os típicos cabeçudos, as Matrafonas (homens mascarados de mulheres) e as Marias Cachuchas (mulheres mascaradas de homens). Escolham a vossa fantasia e siga para a festa!

Ovar – Aveiro

Ovar, Aveiro

Ovar, Aveiro Créditos de Imagem

Uma das festas carnavalescas mais populares de Portugal, quando virem o recinto próprio que têm para o efeito – baptizado de Aldeia de Carnaval – vão perceber perfeitamente porquê! O desfile alegórico, com muita música, cor e samba à mistura é capaz de demover até o mais céptico dos anti-carnavalescos!

Lazarim, Lamego

Carnaval em Portugal - Lazarim

Carnaval em Portugal – Lazarim Créditos de Imagem

Procuram um destino alternativo, para um Carnaval alternativo? Então acabaram de o encontrar! O Entrudo de Lazarim é uma caixinha de surpresas, principalmente porque tem como grande atracção os “caretos” – máscaras esculpidas em madeira de amieiro por artesãos da terra. Tipicamente adornadas com bigodes, chifres, orelhas bicudas e até características animais, são usadas pelos foliões que animam as ruas locais. Mas há mais: o tradicional cortejo alegórico no domingo e a leitura dos testamentos da comadre e do compadre, seguida de uma queima simbólica, no dia de Carnaval. Já tinham ouvido falar deste Entrudo de Lazarim?

Alcobaça – Leiria

Carnaval Alcobaça

Carnaval Alcobaça Créditos de Imagem

Se gostam da ideia de um Carnaval à brasileiro, mas viajar para lá está fora de questão, por cá diz-se que Alcobaça é o Carnaval mais brasileiro de Portugal! Por esta altura do ano, e durante 5 dias de festa, não falta ambiente tropical, cor e folia, muita inspiração brasileira e muita vontade de mexer o corpo… prontos para sambar?

Créditos de imagem destaque

Você necessita de fazer login para inserir um comentários Login

Insira um Comentário