Quarto

Dormir vs Descansar



Dormir e descansar não são a mesma coisa!

À primeira vista, dormir e descansar podem parecer a mesma coisa mas, depois de alguma reflexão, chegamos facilmente à conclusão de que não são. Diferentes, mas igualmente importantes para o nosso bem-estar diário. Queremos saber se andam a dormir e a descansar o suficiente!

Dormir e descansar não são a mesma coisa!

Dormir e descansar não são a mesma coisa! Créditos de Imagem

 

Dormir – o essencial

Uma boa noite de sono, todas as noites, é fundamental para repor energias, manter o funcionamento pleno e saudável do organismo, assegurar a manutenção de um peso salutar e, claro, descansar corpo e mente. Como fazê-lo?

– Durante muito tempo, estudos apontaram as 8 horas de sono diárias como as ideais. Mais recentemente, esse número foi reduzido para 7 horas: considerado agora o tempo otimizado para dormir e descansar bem. Experimentem até descobrirem qual o número de horas ideal para vocês!

Aprendam a desligar na hora de dormir

– O quarto ideal para dormir bem deve ser escuro, confortável, não muito quente e livre de todo e qualquer tipo de gadgets (televisão, computador, rádio, telemóvel, telefone, aparelhos de ginástica, etc.).

– Coisas a evitar de forma a assegurar uma boa noite de sono: ir para a cama de barriga muito cheia/vazia, beber café/outras bebidas estimulantes à noite, estar online na cama, fazer exercício físico a horas tardias.

– Coisas a fazer de forma a assegurar uma boa noite de sono: estar confortável, beber um chá relaxante, ler, praticar meditação ou exercícios de respiração.

– Deitar e levantar todos os dias à mesma hora: acertar o nosso “relógio interno” é a melhor forma de assegurar uma boa noite de sono e um dia com mais ideias frescas, menos bocejos.

Dormir e descansar não são a mesma coisa!

Dormir e descansar não são a mesma coisa! Créditos de Imagem

 

Descansar – o essencial

O descanso, por sua vez, também contribui não só para uma boa noite de sono, todas as noites, mas também para um bem-estar geral, onde não há espaço para stress, ansiedade e cansaço crónico. Existem inúmeras formas e momentos do dia em que é possível descansar e assim contribuir para um dia-a-dia mais saudável, mais lento, mais presente, mais produtivo. Como fazê-lo?

– De manhã, é importante despertar da forma mais natural possível, evitando desligar incessantemente o despertador. Deem-se tempo para acordar devagar e espreguiçar ainda na cama.

– Evitem agarrar logo o telemóvel, tablet, computador ou televisão mal saiam da cama. Optem antes por fazer meditação/alongamentos, tomar um bom banho. Desfrutar de um pequeno-almoço saudável em silêncio ou ao som de música relaxante é uma excelente opção.

– Aproveitem a hora de almoço para comer devagar, apanhar ar fresco, caminhar um pouco… em vez de comer qualquer coisa rápido em frente ao computador. Melhor ainda, esqueçam o trabalho por completo e almocem com um amigo que não veem há séculos.

Aprendam a dizer: não!

– Aprendam a dizer não: às vezes é preciso dizer não às horas extra, às saídas com os amigos, aos convívios familiares. Ganha-se em tempo de qualidade individual, a dois, com o núcleo familiar mais próximo e, claro, ganha-se em descanso.

– Organizem-se no que toca a tarefas rotineiras (como fazer compras e planear as refeições semanais) para não terem de ir ao supermercado todos os dias e assim ganhar mais tempo de descanso.

– Resistam à tentação de passar os serões online. Aproveitem para ver um bom filme, ler um livro ou revista, ouvir música, conversar, jogar um jogo de tabuleiro … tudo isto descansados e livre de distrações.

Dormir e descansar não são a mesma coisa!

Dormir e descansar não são a mesma coisa! Créditos de Imagem

– Organizem o fim-de-semana para fazer as coisas pendentes. Mas não se esqueçam de deixar tempo para descansar e fazer também aquelas coisas que mais gostam e que vos deixam com aquela maravilhosa sensação zen. Afinal de contas, não é para isso que serve o fim-de-semana?

– Num estudo recente publicado no Harvard Business Review, Scott Behson diz que começamos cada semana com 168 horas: 49 para dormir, 56 para trabalhar, 7 para deslocações, 13 para tratar de assuntos variados/domésticos, 20 para a família/casa e 23 horas de sobra! Ou seja, muito tempo para dedicar ao descanso! Façam o possível para incorporar algum tempo de descanso todos os dias, mesmo nos mais agitados!

Créditos de Imagem destaque

Você necessita de fazer login para inserir um comentários Login

Insira um Comentário