24/7

Escapadela de fim-de-semana no Alentejo!



Visitem o Alentejo!

Com ou sem bom tempo, motivos não faltam para uma visita ao Alentejo, boa mesa e boa cama não vão faltar… preparem-se para uma viagem ao mundo dos sabores!

Deixamos algumas dicas e sugestões para quem está a planear uma escapadela até ao Alentejo… Preparem-se para uma viagem pelos sabores, cheiros e paisagens do melhor que Portugal tem para oferecer!

No Alentejo encontramos um respeitável espólio das sucessivas culturas que por lá foram deixando o seu testemunho. Pelas cidades e vilas alentejanas, não deixem de fazer a Rota dos Castelos.

A frescura das barragens irá certamente convidar os amantes dos desportos náuticos a uma paragem mais prolongada…

Aqui sim! Vão encontram os verdadeiros tapetes de Arraiolos, feitos à mão, a partir de desenhos tradicionais dos séculos XVII e XVIII.

Para os amantes de sol e praia… preparem-se para descobrir soberbas e desconhecidas praias atlânticas de água temperada!

Checklist de locais de passagem obrigatória em terras alentejanas

O centro histórico da cidade de Évora foi classificado como património mundial pela Unesco. É uma verdadeira cidade-museu de origem romana. Visitem a Capela dos Ossos e o Templo Diana – prometemos que será uma experiência no mínimo inesquecível.

Capela dos Ossos

Capela dos Ossos Créditos de Imagem

Beja é a capital de distrito, uma antiga cidade romana,  que foi também um centro cultural muçulmano. Não deixem de visitar o Castelo de Aljustrel.

Em Castelo de Vide irão encontrar uma estação termal que, por si só vale a pena a visita.

Elvas é uma cidade-fortaleza, conserva ainda um castelo romano-árabe e casas solarengas com sacadas em ferro forjado. Típico mais típico não há!

O Marvão impressiona pelo seu imponente castelo, lá em cima, disfrutem de uma vista de tirar o folego.

Em Mértola passem também no castelo e na torre de menagem.

Monsaraz, terra de bons vinhos! Aqui terão oportunidade de visitar uma lindíssima vila medieval com um castelo, muralhas e fortificações.

Por último: Tróia! Esta península de belíssimas praias, é o também o destino ideal para os amantes da prática do golfe.

Gastronomia Alentejana

Bem, no que toca a gastronomia, o Alentejo é de perder a cabeça… e ganhar uns quilinhos a mais! Como uma vez não são vezes, saibam o que não podem deixar de provar e deixem-se cair em tentação com estas sugestões gastronómicas:

– Açordas de coentros

– Carne de porco à alentejana e migas

– Coelho e lebre

– Sopas de cação, de peixe, de tomate e gaspacho

– Ensopados de cabrito e borrego

– Queijos: Niza, Serpa e Évora

– Doces conventuais

No Alentejo nada nos falta, há que aproveitar para fazer umas compras para a garrafeira lá de casa. Os vinhos alentejanos são aprovados pelos mais conceituados enólogos: Borba, Redondo, Vidigueira, Cuba e Alvito, de Almeirim, Cartaxo, Salvaterra e Azambuja são algumas das sugestões. Recomendamos que não experimentem todos estes vinhos num só dia… 😉

Açorda Alentejana

Açorda Alentejana Créditos de Imagem

Artesanato Alentejano

Hora de comprar recuerdos! Preparem-se para carregar uma mala bem cheia! Será impossível resistir às mais do que muitas ofertas de artesanato local… Um tapete de arraiolos para a Mãe, uma carteira em cabedal para o Pai, um bordado de Nisa para a Avó…

– Tapetes de Arraiolos, tapeçarias de Portalegre e bordados de Nisa

– Mobiliário pintado à mão

– Ferro forjado

– Artigos de cabedal

– Louça e Olaria de barro colorida e vidrada

Divirtam-se e depois contem-nos como correu sim?


Você necessita de fazer login para inserir um comentários Login

Insira um Comentário