Cozinha

Papas de Sarrabulho à moda de Braga



Receita do dia: Papas de Sarrabulho

Até hoje nunca partilhamos uma receita,  resolvemos fazê-lo porque queríamos partilhar este verdadeiro pecado capital, que todos os anos nos faz ganhar umas gramas mas, nos enche de sensações indescritíveis.

Por estes lados, as Papas de Sarrabulho à moda de Braga, fazem-nos viajar no tempo… viajamos até à casa da Tia Mila, que ainda prepara as Papas de Sarrabulho à moda antiga, com uma “moquinha” cheia de especiarias e todos os cuidados que esta delícia gastronómica minhota merece.

Papas de Sarrabulho à moda do Minho

Papas de Sarrabulho à moda do Minho Créditos de Imagem

Ingredientes para preparação de Papas de Sarrabulho para 8 a 10 pessoas:

– 2 quilos de carne de vaca

– 1 galinha bem grande

– 550 gramas de ossos de suã

– 250 gramas de presunto

– 500 gramas de entrecosto

– 1 chouriço de carne com pouca gordura

– pão q.b.

– 300 gramas de sangue de porco cozido

– 4 limões

– 1 ramo grande de salsa fresca

– 2 folhas de louro

– sal, pimenta, noz-moscada e cominhos q.b.

Papas de Sarrabulho à moda de Braga

Papas de Sarrabulho à moda de Braga Créditos de Imagem

Prontos para ação?

Para começarmos a preparação das Papas de Sarrabulho, pegamos numa panela grande, colocamos as carnes a cozer em água temperada com o sal. Se seguida, colocamos dentro da panela a famosa “moquinha” de especiarias – saco de pano com a noz-moscada, a salsa, o louro sem o veio e a pimenta.

Está na hora de deixar as carnes a cozerem lentamente com as especiarias. Quando estiverem bem cozidas, retirem-nas da panela e iniciem o processo de desfiar as carnes, lembrem-se que devem desfiar o melhor que conseguirem de maneira a que fiquem bem fininhas. No dia seguinte, ponham a água da cozedura a ferver. Introduzam as carnes e, com um pau de loureiro, mexam tudo até as carnes se deslaçarem.

Rectifiquem os temperos e adicionem o pão cortado em pedacinhos. Por fim, juntem o sumo de limão, o sangue e os cominhos. Levem a ferver até que tenha a consistência desejada. Sirvam acompanhado com rojões à moda do Minho.

Porque época das Papas de Sarrabulho é quando uma mulher quiser, confesso: Tia Mila, estou com saudades das tuas Papas de Sarrabulho!

Bom apetite!

Créditos de imagem de destaque

Você necessita de fazer login para inserir um comentários Login

Insira um Comentário