24/7

Tudo sobre meditação



Inicie meditação em 5 passos

A meditação contribui para que possamos encontrar equilíbrio na nossa vida através da respiração. Esta arte milenar tem por base mudar o nosso estilo de vida através dos nossos próprios pensamentos.

Com hábitos de meditação diários, podemos encontrar um ideal de vida cheio de paz interior, felicidade e amor.

Não é de todo necessário vivermos em clausura monástica, para que possamos encontrar alguma paz interior através da meditação.

Basta que, diariamente guardem algum do vosso tempo para fechar os olhos, relaxar todos os músculos e centrar toda a atenção na respiração. Inicialmente, será normal que nos venham pensamentos à mente, quando isto acontecer, reconheçam o pensamento e deixem-no desaparecer da vossa mente de novo. Quanto mais vezes fizermos este exercício, mais aptos estaremos a introduzir a meditação como prática diária na nossa vida.

A meditação desenvolve o nosso poder de concentração, melhora o nosso desempenho nas mais diversas atividades, assim como contribui para o nosso bom humor. Através da meditação conseguimos ainda dormir profundamente e de facto, descansar.

Meditar é muito mais simples do que possamos pensar, vamos descomplicar?

Tudo sobre meditação

Tudo sobre meditação Créditos de Imagem

Encontrar a posição ideal

Quando pensamos em meditação, a primeira posição que nos vem à mente é a posição clássica com as pernas cruzadas e as palmas das mãos abertas para o exterior. Lembrem-se que o mais importante é que se sintam confortáveis. Estar verdadeiramente confortável é essencial para que possamos fazer meditação.

No caso desta postura mais tradicional não ser adequada, experimentem outras posições. Porque não experimentar sentar numa almofada com as pernas cruzadas. Se sentirem dores de costas podem optar por deitar. Se não resultar, optem por sentar num banco ou numa cadeira com as costas direitas.

Experimentem diferentes posições e descubram qual vos faz sentir mais confortáveis. Será impossível conseguir uma concentração interior, se não conseguirmos libertar a nossa mente porque o nosso corpo não está confortável.

 

A importância da respiração

De uma forma muito simples, podemos dizer que existem dois tipos de respiração: respiração superficial e respiração profunda. Grande parte das pessoas que sofrem de stress respiram de maneira superficial.

As pessoas com problemas associados a níveis elevados de stress não respiram de forma consciente, elas respiram apenas quando é absolutamente necessário e apenas o suficiente para receber o oxigênio para a sua sobrevivência.

Quando iniciarem um exercício de meditação concentrem-se na vossa respiração. Seguidamente, fechem os olhos e concentrem-se em inspirar e expirar apenas pelo nariz com as costas retas e o vosso corpo o mais relaxado que conseguirem.

Nesta fase do processo de meditação, nada mais têm a fazer do que respirar, não devem pensar em nada e afastar qualquer crítica ou julgamento que possa eventualmente surgir. Após alguns minutos de respiração concentrada, estamos prontos para iniciar a meditação!

Tudo sobre meditação

Tudo sobre meditação Créditos de Imagem

Meditação a qualquer hora

De facto a meditação é a excelente forma de começar o dia! Mas, cada um de nós tem necessidades diferentes e a melhor hora para meditar varia de pessoa para pessoa. Devemos pensar em usar a mediação sempre que precisarmos dela e como modo de vida. Será que a pausa para almoço é, no vosso caso a melhor opção?

Uma das principais razões para meditar, é que a meditação é o exercício mental perfeito para fazer com que a nossa mente funcione de uma forma equilibrada.

Experimentem usar 10 ou 15 minutos da vossa hora de almoço para meditar!

Sentem-se com uma postura reta, fechem os olhos, concentrem-se na vossa respiração, e viagem até um paraíso só vosso, longe de tudo e de todos!

Meditação com mantra

Meditar com um mantra é especialmente benéfico para iniciantes. Contribui para uma melhor concentração, elimina as distrações, e permite uma maior conexão com o nosso verdadeiro eu. Optem por sentar numa posição confortável, inspirem e expirem profundamente. Observem a vossa respiração, sintam a forma como ela flui para dentro e para fora.

Um mantra pode ser uma qualquer palavra ou frase curta que traz propósito, harmonia e autoaceitação.

O mais clássico de todos os mantras é conhecido como “Om”, embora possamos repetir qualquer palavra, sejam elas “amor”, “paz” ou “felicidade”.

O mantra deve ser repetido a cada respiração. Desta forma vamos lentamente sentindo uma conexão com o mundo e aumentando os nossos pensamentos positivos, os sentimentos de prazer, assim como a nossa paz interior.

Tudo sobre meditação

Tudo sobre meditação Crédios de Imagem

Medite com um propósito

Muitos são os céticos quanto à meditação e nunca ousaram experimentá-la por a julgarem uma atividade sem qualquer objetivo ou até mesmo maçante.

Para que possamos tirar o maior proveito dos benefícios da meditação, devemos meditar com um propósito ou intenção.

Sugerimos que, quando pensarem em iniciar esta arte milenar, coloquem algumas questões mentalmente:

O que eu quero concretizar?

Eu desejo eliminar a minha ansiedade?

Eu pretendo ter paz e sossego?

Eliminem o barulho em vosso redor e da vossa mente. E aproveitem o tempo, podem ser três, dez, ou vinte minutos… Vamos a isso?

Créditos de Imagem destaque

Você necessita de fazer login para inserir um comentários Login

Insira um Comentário